Folha de S. Paulo


Leitores divergem sobre ciclovia da avenida Paulista, inaugurada domingo

O prefeito Fernando Haddad inaugurou com pompa, circunstância e festa a bela e funcional ciclovia da avenida Paulista (Nova ciclovia será teste para fechar Paulista para carros aos domingos). Por que não faz o mesmo com os demais trechos espalhados pela cidade, muitos deles mal feitos e cheios de buracos e obstáculos que podem causar acidentes?

LUCIANO HARARY (São Paulo, SP)

*

Adriano Vizoni/Folhapress
O prefeito Fernando Haddad na inauguração da ciclovia da avenida Paulista
O prefeito Fernando Haddad na inauguração da ciclovia da avenida Paulista

*

Surpreendido com a tinta azul que jogaram no vermelho das ciclovias da Paulista, fica a questão: E que tinta, de que cor, vão jogar nas sujeiras de 20 anos do desgoverno do PSDB no Estado de SP?

SILAS CORRÊA LEITE, ciberpoeta (Itararé, SP)

*

Concordo com você, Hélio Schwartsman (Turma do barulho).
A democracia não deveria premiar radicalismos.
Partindo-se desse princípio, não deveriam ser premiados os cicloativistas. As ciclovias beneficiam uma minoria e não se pode governar para minorias.
As necessidades de muitos não podem ser suplantadas pelas necessidades de poucos, ou de um só.

MARIO LAMBIASI FILHO (São Paulo, SP)

*

Independentemente das preferências partidárias e opiniões favoráveis ou contrárias às ciclovias, já passou da hora de as pessoas começarem a ter consciência de que degradar patrimônio público, seja da gestão do PT ou do PDSB, é prejudicar todo o coletivo, e ainda, que não é possível o governo restaurar tudo o que os vândalos destroem. Por isso, cabe a todos nós cuidar do patrimônio da cidade. A rápida limpeza da ciclovia da Paulista se deve, óbvio, à inauguração. Mesmo assim, foi usada uma significativa quantidade de água –em meio a uma crise hídrica. Se há protestos a serem feitos, e com certeza existem muitos, que sejam feitos com consciência e responsabilidade.

THEREZA CRISTINA FACCIO DE CASTRO, advogada (São Paulo, SP)

*

Parabéns, senhor prefeito. Depois de atravancar o trânsito por toda avenida Paulista (em vez de liberar trechos já executados) por mais de 5 meses, atazanando milhares de paulistanos e gastando milhões de reais apenas para adequar seu canteiro central para os ciclistas, inaugura uma ciclovia no coração financeiro do Brasil. Acresce informar que a avenida é região de hospitais (seis), de centenas de edifícios comerciais, de clínicas e de consultórios, além de três shoppings. Para culminar, situa-se no topo de uma  montanha, para a qual convergem ladeiras íngremes, duas das quais são verdadeiros calvários dos participantes da São Silvestre. Creio que essas constatações são suficientes para comprovar a inutilidade dessa obra devoradora dos parcos recursos públicos.
 

ANTONIO CARLOS GOMES DA SILVA (São Paulo, SP)

*

Muito boa a iniciativa da prefeitura de fechar a avenida Paulista aos domingos! Estava lotada, mas não para fazer um protesto ou uma passeata. Apenas crianças de todas as idades se exercitando (a pé, de bicicleta, triciclo, cadeira de rodas...). Tomara que fique permanente!

MAURO ZENHITI AZANA (São Paulo, SP)

*

Seria de parabenizar o idealizador da ciclovia na Avenida Paulista, só que não dá!
Para se fazer a ciclovia, foi destruída a "área verde" no canteiro central.
Não se pode esquecer que a nossa cidade é carente de verde. Destruir o verde existente, prejudicando milhões de pessoas, para agradar uns poucos não é correto.
Ademais, por faltar também área verde, a região da avenida Paulista é conhecida como "ilha de calor". E vamos destruir o que se pode amenizar?
Muito me admira o silêncio subserviente de quem deveria defender mais área verde em São Paulo.

NELI APARECIDA DE FARIA, advogada (São Paulo, SP)

*

Especulações dão conta que o prefeito Haddad pensa em abandonar o PT e candidatar-se à reeleição por outra agremiação. Apartidário, venho pensando seriamente em dar-lhe meu voto, mas se ele mudar de partido a tendência torna-se uma certeza. Estive na Paulista na inauguração da ciclovia. Além de espetacular, é simbólica sua intenção de tirar veículos automotores das ruas de São Paulo.

OSVALDO CESAR TAVARES (São Paulo, SP)

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@uol.com.br


Endereço da página:

Links no texto: