Folha de S. Paulo


Grandes traficantes de drogas não estão nas favelas, diz leitora

A conclusão de Contardo Calligaris (Ter mais e ter menos) de que a tentação do crime seja maior pra quem tem mais do que para quem tem menos parece óbvia, considerando que o óbvio é o que geralmente menos se vê. É evidente que os grandes traficantes de drogas não estão nas favelas, porque a maconha, a cocaína etc, não nasceram lá, chegaram por uma rota por terra, céu e mar. A corda, como diz o ditado, sempre arrebenta do lado mais fraco e quem vai para cadeia é o de sempre: o preto, pobre e favelado. E agora?


SYLVIA MANZANO (Praia Grande, SP)

Divulgacao/PM
Polícia Militar encontrou 515 tabletes de maconha em uma casa no bairro Cidade Ademar, em São Paulo
Polícia Militar encontrou 515 tabletes de maconha em uma casa no bairro Cidade Ademar, em São Paulo

*

Contardo Calligaris defendeu abertamente o " ter" pois, segundo ele, o ter agita, dá movimento, faz tudo crescer, e incentiva os seres humanos a criar. Deixem-me discordar, eu acho um horror, e mais, um tédio, essa apologia do " ter", as pessoas se vulgarizam, perdem a vida valorizando um sucesso baseado na visão dos outros, acabou de vez a gentileza, o romantismo, as músicas, o respeito humano, vejo gente grossa comandando um país, o poder. Gente horrorosa sendo formadora de opinião, pessoas neurastênicas nas ruas. É óbvio que ter é muito bom, mas abandonar o ser, deixou o mundo "descolado" 24 horas no ar, podemos tudo, o tempo todo, só que é como comer, existe a comida que nos é servida quente, gostosa, temperada, e na hora certa, com fome até, isso é o " ser". O " ter" é a comida de saco plastico o tempo todo no meu colo, sem variação, sem fome, sem espera, muito tempero, muito sal, tudo igual.


ROBERTO MOREIRA DA SILVA (São Paulo, SP)

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@uol.com.br


Endereço da página:

Links no texto: