Folha de S. Paulo


Se Cunha manda, é porque existe maioria que obedece, diz leitora

Eduardo Cunha está realmente extrapolando em suas atitudes como presidente da Câmara. É injustificável o desrespeito ao trabalho e ao relatório da comissão sobre a reforma política (Cunha submeterá distritão e doações privadas ao plenário). Por outro lado, se ele manda, é porque existe uma maioria que, submissa (ou por interesses inconfessáveis), obedece bovinamente.


MÁRCIA MEIRELES (São Paulo, SP)

Ed Ferreira/Folhapress
O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, durante reunião de líderes para tratar da reforma política
O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, durante reunião de líderes para tratar da reforma política

*

A "reforma política" liderada pela batuta do deputado Eduardo Cunha e seus pares poderá levar a ainda capenga democracia brasileira ao retrocesso.


RICARDO PEDREIRA DESIO, professor aposentado e artista plástico (São Paulo, SP)

*

Muito mais importante que a reforma política seria a reforma dos políticos. Antes de se candidatar, o cidadão deveria cumprir uma série de requisitos, ser aprovado em testes e entrevistas, exatamente como ocorre em todas as outras profissões. O governo brasileiro está refém da incompetência e da corrupção. Não se identifica uma liderança que coloque a nação acima de interesses político-partidários, não se vê um exemplo de boa-fé e isso precisa mudar.


MÁRIO BARILÁ FILHO (São Paulo, SP)

*

A reforma política que será votada pela Câmara do jeito que Eduardo Cunha "queria" como escreveu Bernardo Mello Franco depois de desconsiderar três meses de estudo mostra o autoritarismo e arrogância desse parlamentar que faz do parlamento sua casa e jamais escuta seus pares, muito menos as ruas. Não sei até onde vai o poder do presidente da câmara dos deputados ou o governo Dilma Rousseff tão dependente do PMDB aceita um deputado federal se intrometendo em todas as instâncias de poder em Brasília. Parece cada vez mais que o deputado fluminense é o primeiro-ministro e a presidente da república em viagem ao exterior é apenas uma figura para essas ocasiões.


ANDRÉ PEDRESCHI ALUISI (Rio Claro, SP)

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@uol.com.br


Endereço da página:

Links no texto: