Folha de S. Paulo


Leitores demonstram pouca fé em acordos econômicos com China

O maciço investimento que os chineses se propuseram a fazer no Brasil, e que chega num momento em que a economia brasileira está com a corda no pescoço, abrange vários segmentos de nossa economia e inclui até mesmo a construção de uma ferrovia ligando o Brasil ao Peru (China compra avião e banco e abre mercado para carne). Vamos torcer para que o governo da China não venha a ser um novo Percival Farquhar.


JOÃO MANUEL CARVALHO MAIO (São José dos Campos, SP)

Pedro Ladeira/Folhapress
Primeiro-ministro da China e Dilma Roussef confirmam acordos de mais de US$ 53 bi e ajuda à Petrobras
"[Primeiro-ministro da China e Dilma Roussef confirmam acordos de mais de US$ 53 bi e ajuda à Petrobras]"

*

Alguém poderia pegar uma caderneta, anotar os 35 acordos bilaterais que o Brasil assinou com a China e, ao longo do tempo, ir marcando quais foram executados. Os chineses, com certeza, têm interesse nas nossas riquezas, mas investir aqui bilhões de dólares é uma outra história. Difícil mesmo de acreditar é na construção de uma ferrovia Transoceânica, já que a construção da ferrovia Norte-Sul se arrasta há décadas e nem mesmo as já existentes são cuidadas. Mais uma mentira para iludir o povo?


CLAUDIR JOSÉ MANDELLI (Tupã, SP)

*

Não há como ter expectativa do governo e Itamaraty fazerem bons acordos bilaterais com outros países (Mais Mercosul, mais Brasil no mundo), se na vitrine que era para ser o Mercosul o Brasil não apresenta a mínima capacidade de liderança. Faz anos que não há iniciativa pró-ativa para o comércio entre os países do bloco; e a iniciativa deveria ser justo do Brasil. Dias atrás foi noticiado que China não cumpriu o acordo do ano passado de comprar os aviões prometidos da Embraer; agora noticia-se que que acordo que Dilma está firmando este ano promete novamente compra de aeronaves. Resumindo, no comércio internacional somos atualmente apenas "fregueses" dos interesses de outros países.


RODRIGO ENS (Curitiba, PR)

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@uol.com.br


Endereço da página:

Links no texto: