Folha de S. Paulo


Charge de Laerte do Dia de Tiradentes gera debate entre os leitores

Laerte
Charge publicada na versão impressa do dia 21/04/2015
Charge publicada na versão impressa do dia 21/04/2015

Laerte mostra Tiradentes sendo conduzido ao patíbulo sob os brados de "Vá pra Cuba!". Acho que o chargista se enganou sobre o "lado" de Tiradentes. O alferes mineiro lutava contra a tributação de 20% recolhida pela coroa portuguesa. Hoje, arcamos com uma tributação de 40% e boa parte dela destina-se a alimentar nossa "metrópole" –justamente, Cuba, que espalha seus tentáculos por todo o "império bolivariano" do qual estamos nos tornando parte.

SILVIA LAKATOS VARUZZA, jornalista e historiadora (Santo André, SP)

*

Surpreendente (e assustador) que alguém se sinta "ofendido" com a charge de Laerte (Painel do Leitor, 22/4). O que há de ofensivo no desenho do cartunista? Em que houve extrapolação? Em janeiro deste ano, houve quem se ofendesse com as charges do jornal francês "Charlie Hebdo". O mundo inteiro viu como se comporta gente "ofendida" com charges. Muito cuidado, Laerte.

GERALDO OLIVEIRA CORDEIRO JÚNIOR (São Paulo, SP)

*

A petulância de tentar forçar um paralelo entre Tiradentes, herói de um movimento genuíno e patriótico, com esse governo que se apoderou do país há 12 anos, cujo objetivo maior é a própria perpetuação no poder, mostra superficialidade de conhecimento de história e uma cegueira deliberada dos fatos atuais.

JOSÉ FRANCISCO DE PAULA SALLES (São Paulo, SP)

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@uol.com.br


Endereço da página:

Links no texto: