Folha de S. Paulo


'É uma questão de justiça', diz leitor sobre redução da maioridade penal

Dante Ferrasoli me entrevistou por telefone para saber minha posição sobre a PEC que pretende redução da maioridade penal. Fui enfático –repetindo várias vezes– que sou contra a redução generalizada da idade para responsabilidade penal, esclarecendo que sou favorável à ideia do projeto do senador Aloysio Nunes (PSDB) de dar tratamento penal e prisional diferenciado a menores que tenham cometido crimes hediondos e reincidência em crimes violentos. Da maneira como fui citado em "Especialistas divergem sobre efeito da redução da maioridade penal" ("Cotidiano", 9/4) fiquei posicionado como favorável ao projeto.

JOSÉ VICENTE DA SILVA FILHO (São Paulo, SP)

NOTA DA REDAÇÃO - Leia Erramos.

*

O suposto fato de a bancada querer apenas desviar a atenção de outros assuntos não diminui a importância do tema ("A bancada do medo" ). Vale lembrar que não devemos confundir responsabilização penal com regime carcerário. É uma questão de justiça que todos aqueles que são capazes de entender o caráter ilícito de seus atos respondam por eles. O tema chega ao plenário da Câmara com atraso.

GRAZIELA LEITE COLARES (Belém, PA)

Pedro Ladeira/Folhapress
Deputados comemoram na votação da redução da maioridade penal na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) na Câmara
Deputados comemoram na votação da redução da maioridade penal na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) na Câmara

*

Mais do que nunca, a redução da maioridade penal se impõe. Não para 16 anos, como se pretende, mas para 14. Recentemente, num seminário sobre direito penal a que compareci em Roma, causou espanto a revelação de que no Brasil os menores de 18 anos são inimputáveis. "Mas os brasileiros até os 18 anos não sabem o que fazem? São selvagens?", perguntaram.

ARSONVAL MAZZUCCO MUNIZ, advogado (São Paulo, SP)

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@uol.com.br


Endereço da página:

Links no texto: