Folha de S. Paulo


Leitores criticam superproteção de pais de alunos universitários

A reportagem Faculdade faz até reunião de pais contra geração mimada, demonstra o quanto as instituições família e escola reforçam cada vez mais a falta de autonomia e maturidade nos jovens recém-ingressos no ensino superior. Os filhos das famílias mais abastadas terão mais chances de exercer atividades de comando no mercado de trabalho, mas, por terem cerceadas a autonomia e maturidade pelas famílias, muitos desses jovens cidadãos serão inseguros, incapazes de tomar decisões sozinhos. Tais características só serão adquiridas com experiência própria, enfrentando dificuldades, não com extrema proteção.


WALTER J. GARIB (São Paulo, SP)

Zé Carlos Barreta/Folhapress
Claudia Costa e a filha Ana Giuliana Costa, 20, que é aluna de publicidade da faculdade Belas Artes
Claudia Costa e a filha Ana Giuliana Costa, 20, que é aluna de publicidade da faculdade Belas Artes

*

Autonomia e segurança são aspectos desenvolvidos ao longo do crescimento. Também fiquei com medo de fazer minha inscrição na faculdade, mas lembro-me perfeitamente da minha mãe dizendo "não há mistério e será ridículo eu ir lá de mãozinha dada com você. Qualquer coisa você pergunta, quem tem boca vai a Roma!". Talvez esta seja a questão: os jovens de hoje vão a Roma, mas ir à faculdade é outra coisa. Será que é mesmo?


MARILIA ZENDRON, (São Paulo, SP)

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@uol.com.br


Endereço da página:

Links no texto: