Folha de S. Paulo


Leitores comentam artigo de Anna Veronica Mautner

Anna Veronica Mautner, sem idade divulgada, parou no tempo –pelo menos no que se refere à vida nas metrópoles. Não tenho orgulho de dizer que mal conheço meus vizinhos, mas tampouco tenho interesse em conhecer pessoas com quem divido, por acaso, parte de meu endereço. Mal tenho tempo para encontrar pessoalmente aqueles que amo, com quem tenho afinidades, mas a internet permite que eu tenha contato com elas –quem sabe, no horário em que outras se sentam em frente ao portão para conversar amenidades. Antigamente, mantinha-se melhor relação com vizinhos que com parentes distantes, pois cartas demoravam e telefonemas eram muito custosos. A relação entre as pessoas mudou e continuará mudando.

ELCIO CABRAL MELO (Osasco, SP)

Tela do Facebook
Tela do Facebook

*

Belíssimo o artigo da psicanalista Anna Veronica Mautner sobre relacionamento entre vizinhos. Questiona que "diabo de orgulho é esse" e "como isso foi dar nesses bairros modernos em que cada um é de um jeito e ninguém se parece com ninguém". Arrisco uma resposta extraída das palavras dela: acabou-se o respeito, acabou-se a elegância.

JOSÉ CARLOS JÚNIOR, jornalista (Taubaté, SP)

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@uol.com.br


Endereço da página:

Links no texto: