Folha de S. Paulo


É imoral gastarmos tanto com os deputados, diz leitor

O editorial "Desperdício estadual" traz revelações assustadoras sobre o Poder Legislativo no Brasil. Fico envergonhado de saber que, em São Paulo, cada um dos nossos 94 deputados consome cerca de R$ 10 milhões por ano. É uma imoralidade, especialmente nestes tempos difíceis, que precisa ser combatida com veemência pelo povo.

ALFREDO STERNHEIM (São Paulo, SP)

Pedro Ladeira/Folhapress
O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, (PMDB-RJ) chega ao Congresso (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress, PODER)
O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, (PMDB-RJ) chega ao Congresso (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress, PODER)

*

A representação política no Brasil é extremamente generosa. Considerando apenas o nível federal são 513 deputados e 81 senadores para uma população de 200 milhões o que corresponde a 1 deputado para 390 mil habitantes e 3 senadores por Estado. Nos Estados Unidos, com modelo político semelhante, são 435 deputados, com mandato de dois anos, para 320 milhões, ou seja, 1 deputado para 735 mil habitantes e 2 senadores por Estado. Tínhamos dois também - o terceiro é herança dos senadores biônicos do regime militar. Se usássemos parâmetros equivalentes teríamos apenas 280 deputados e 54 senadores. Já pensaram no tamanho da economia financeira e da redução dos cambalachos políticos?

FERNANDO PACINI, economista (São Paulo, SP)

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@uol.com.br


Endereço da página:

Links no texto: