Folha de S. Paulo


Governo não fala sobre desmatamento no Cantareira, diz leitora

Sobre o martírio vivido em São Paulo pela escassez de água, espanta-me o fato de que o governo do Estado não tenha ainda dito uma palavra sobre o reflorestamento das cercanias das bacias de captação do sistema Cantareira. Sem área verde para proteger os mananciais, não há como preservá-los. E, agora, o prefeito de São Paulo quer construir casas populares em áreas de nascentes da represa Billings. É surreal. Bendita Justiça, que barrou essa insensatez. ("Justiça suspende construção de casas populares próxima à represa Billings" )

LUIZA NAGIB ELUF, advogada e presidente do Instituto de Águas do Brasil - INAGUAS (São Paulo, SP)

Juca Varella-10.fev.2015/Folhapress
Represa de Atibainha sob ponte da Rodovia Dom Pedro I, em Nazaré Paulista, a 95 km da capital paulista, fortemente afetada pela crise hídrica que São Paulo enfrenta.
Caminhão cruza ponte de rodovia localizada acima de parte seca da represa de Atibainha, em Nazaré Paulista (SP)

*

Textos sobre a água e as formas como lidamos com ela estão na categoria do "é sempre bom lembrar". Em "Nada cai do céu", o meteorologista Carlos Magno faz justamente isso, uma vez que traça um retrospecto recente da questão da água e termina, mais uma vez, alertando "nossas autoridades" sobre o grave problema.

LUÍS CÉSAR SCHIAVETTO, professor (Poços de Caldas, MG)

*

Se com os vários e extensos relatórios dos Comitês de Bacias Hidrográficas alertando para a necessidade da cobertura vegetal como instrumento para preservação das nascentes e produção de água, o governo estadual até aqui nada fez, é ingênuo acreditar que agora tomaria uma postura mais técnica e menos política, como deseja o editorial "Como plantar água". Após o aparelhamento dos órgãos de gestão dos recursos hídricos, esses estudos técnicos foram engavetados, gestores mais engajados substituídos e a participação da chamada sociedade civil ficou restrita à mera homologação das decisões superiores. Contratar uma obra de transposição é muito mais visível - e possui muito mais 'recursos' envolvidos que o plantio de mudas.

ADILSON ROBERTO GONÇALVES (Lorena, SP)

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@uol.com.br


Endereço da página:

Links no texto: