Folha de S. Paulo


Leitores criticam postura das polícias militares de SP e RJ

A impecável matéria Um inquérito sobre a polícia, assinada por Fernanda Mena, retrata resumidamente o sentimento do cidadão comum. A PM fluminense tornou-se ao longo dos tempos um covil de psicopatas e homicidas fardados, com distintivo e arma. Por outro lado, a Promotoria, por incompetência ou falta de provas, parece inerte. O caso mais emblemático é o da jovem Haíssa. Somente após veiculação pela imprensa é que as autoridades ofereceram denúncia por homicídio doloso (Policiais do Rio são denunciados por morte de jovem ).


PLINIO TEMBA, professor e conselheiro da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte, MG)

Marcelo Goncalves/Sigmapress/Folhapress
Manifestante é imobilizado por policiais militares ao tentar fechar pista da av. Paulista em ato contra a crise hídrica
Manifestante é imobilizado por policiais militares ao tentar fechar pista da av. Paulista em ato contra a crise hídrica

*

Fotos chocantes revelam que, para garantir a reintegração de posse, centenas de trabalhadores sem-teto foram expulsos dos seus casebres mediante uso da violência da Polícia Militar (Protesto em Cumbica ). São imagens chocantes e dolorosas de um homem em desesperada fuga, carregando seus pobres pertences num saco, enquanto uma senhora passando mal é carregada por moradores.


HELOÍSA FERNANDES, socióloga (São Paulo, SP)

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@uol.com.br


Endereço da página:

Links no texto: