Folha de S. Paulo


Leitores comentam debate sobre liberdade de expressão

Sobre o artigo de Luiz Carlos Barreto (Não sou Charlie nem Chérif nem Said), quer dizer então que, após os assassinatos dos cartunistas e dos policiais, "nós, ocidentais", precisamos fazer uma "revisão dos nossos conceitos e do nosso modo de relacionamento com os povos da banda oriental do planeta"? Creio que o cineasta se esqueceu de que, graças a esses valores que, no seu modo de entender, merecem revisão, ele pôde livremente levar à reflexão, por meio do cinema, aquilo em que acreditava.


RODRIGO CÉSAR COCCARO, promotor de Justiça (São Paulo, SP)

Boureima Hama/AFP Photo
Manifestante queima pneus durante onda de protestos que já deixou dez mortos e destruiu símbolos cristãos no Níger
Manifestante queima pneus durante onda de protestos que já deixou dez mortos e destruiu símbolos cristãos no Níger

*

Excelente o editorial César, o papa e o califa. Lastimável que São Paulo tenha um secretário da Justiça tão estúpido, para dizer o menos.


ERASMO VALLADÃO FRANÇA, professor associado da Faculdade de Direito da USP (São Paulo, SP)

*

A opinião desse sr. Aloisio de Toledo César merece até um editorial? A mídia insiste em publicar só a opinião de quem defende a liberdade de expressão sem nenhum respeito a quem quer que seja. Esse assunto ultrapolêmico precisa ouvir outras maneiras de pensar. Provocações são bem-vindas, pois geram discussões que abrem novos caminhos e trazem novas ideias. Será que, se provoco até onde quero, essa provocação não chegará a loucos violentos com suas reações próprias? Quem está acostumado a acompanhar a mídia também conhece seus exageros. Será que bom senso é caretice?


CRISTINA REGGIANI (Santana do Parnaíba, SP)

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@uol.com.br


Endereço da página:

Links no texto: