Folha de S. Paulo


Leitor comenta artigo sobre produção científica no Brasil

Sobre o artigo "Produção científica e lixo acadêmico no Brasil", do professor Rogério Cezar de Cerqueira Leite, gostaria de comentar o seguinte: 1) faltou o professor Cerqueira Leite "dar nomes aos bois". Nem todas as áreas contribuem igualmente para o "lixo acadêmico". 2) Se a produção está um "lixo" é porque a própria comunidade acadêmica aprova, permite e aceita. 3) Sobre os "concursos falsificados", suponho que o professor Cerqueira Leite tenha em mente alguma experiência vivida na própria instituição, já que não teria condições de emitir opinião sobre a totalidade das instituições brasileiras. Nesse caso, ele deveria denunciar a fraude.

IVAN S. OLIVEIRA, diretor substituto do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (Rio de Janeiro, RJ)

*

O professor Rogério Cezar de Cerqueira Leite, tendo declarado voto na presidente Dilma, poderia também ter expressado suas expectativas quanto às soluções dos problemas apontados por ele, pelo recentemente nomeado ministro da Ciência e Tecnologia.

FERNANDO TADEU CALDEIRA BRANDT (São Paulo, SP)

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@uol.com.br


Endereço da página:

Links no texto: