Folha de S. Paulo


Leitores comentam retomada de relações bilaterais entre EUA e Cuba

Tal como o papa João Paulo 2º interveio e cooperou para a queda do Muro de Berlim, o papa Francisco coopera para o fim do isolamento imposto a Cuba. Atitudes como essas devem ser elogiadas não só pelos católicos, mas pelos seguidores de todos os credos e religiões.


JOSÉ PIACSEK NETO (Avanhandava, SP)

Doug Wills/Reuters
Obama anuncia retomada de relações com Cuba
Obama anuncia retomada de relações com Cuba

*

Parece que finalmente Barack Obama se lembrou do seu prêmio Nobel engavetado e resolveu fazer um gesto de estadista.

CELSO BALLOTI (Santos, SP)

*

Barack Obama e Raúl Castro anunciaram hoje a reaproximação diplomática entre EUA e Cuba. Embora os dois países tenham profundas diferenças em questões de soberania e direitos humanos, é um avanço e tanto para encontrar soluções para esses problemas. Parabéns ao papa Francisco e ao Canadá, que tiveram um papel preponderante nessa reaproximação histórica, embora Obama agora deverá suportar o fogo cruzado dos republicanos em seu país.

EDGARD GOBBI (Campinas, SP)

*

Durante o funeral de Mandela, Obama apertou a mão de Raúl Castro, abrindo caminho para um abraço apertado entre as nações. Agora, com a bênção do papa Francisco, EUA e Cuba poderão, enfim, deixar a humanidade invadir seus corações.

RICARDO C. SIQUEIRA (Niterói, RJ)

*

É um grande acontecimento o fato de Obama ter reatado a diplomacia com o regime cubano. Agora só falta ser mais racional e suspender os embargos econômicos contra a ilha. Será o inicio do fim da ditadura castrista.

PEDRO VALENTIM (Bauru, SP)

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@uol.com.br


Endereço da página:

Links no texto: