Folha de S. Paulo


Em nenhum momento responsabilizei o consumidor, diz secretário

Estão erradas a chamada de capa e a manchete do caderno "Cotidiano" desta quinta-feira (13/11). Em nenhum momento, durante meu depoimento à CPI ou no atendimento à imprensa, responsabilizei os consumidores pela a crise hídrica no Estado. O que afirmei, e repito, é que instalações hidráulicas inadequadas podem provocar problemas de abastecimento, conforme versa a norma técnica 5.626 da ABNT. Norma, aliás, obrigatória, de acordo com a lei 11.228/92 do município de São Paulo, e utilizada como termo de referência nos programas habitacionais da CDHU e do "Minha Casa, Minha Vida", do governo federal.

MAURO ARCE, secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo (SP)

Luiz Carlos Murauskas/Folhapress
O secretário de Recursos Hídricos de São Paulo, Mauro Arce, na CPI da Sabesp
O secretário de Recursos Hídricos de São Paulo, Mauro Arce, na CPI da Sabesp

*

RESPOSTA DO JORNALISTA EDUARDO GERAQUE - Questionado sobre o problema de falta de água noturna ser do usuário que não tem caixa-d'água, o secretário respondeu: "Exatamente". E completou: "Às vezes tem caixa-d'água, mas que não está adequada". Segundo norma da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), existe uma recomendação, e não uma obrigação, para que casas de pequeno porte instalem reservatórios de 500 litros.

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@uol.com.br


Endereço da página:

Links no texto: