Folha de S. Paulo


Líder do PMDB na Câmara contesta reportagem

A respeito da reportagem Câmara alivia multas para quem desvia verba pública, é preciso que se esclareçam alguns pontos.

O primeiro deles é que a emenda à medida provisória (MP) 651 a que se referem os repórteres é de autoria exclusiva do senador Gim Argelo e a defesa proposta referia-se à inclusão dos municípios no programa.
A Comissão Especial Mista votou a MP em uma quinta-feira à tarde. Nem mesmo era eu o relator tampouco presidente da citada comissão. Existiam destaques de várias emendas, incluindo duas do senador Argelo e emendas do deputado Mendonça Filho e da senadora Ana Amélia, entre outras.

Houve acordo entre todos os presentes, dentre os quais o senador Romero Jucá, o deputado Mendonça Filho e o líder do governo senador José Pimentel, para acolher algumas das emendas e a retirada de outras e, consequentemente, consumar-se a votação simbólica da MP para que a esta não fosse impedida de ir à votação. Foram redigidas, inclusive, emendas acolhidas pela comissão, mas que, de certa forma, permitissem o veto do governo. Esta é a verdade.

Ou seja, não compreendo o motivo pelo qual os repórteres a mim atribuíram a emenda citada na reportagem. Por que não citaram os demais participantes do acordo, incluindo o líder do governo, como patrocinadores da emenda? Fui procurado pela reportagem da Folha de S.Paulo e esclareci os fatos como devidamente ocorreram e mencionados nesta resposta. Por que os repórteres não procuraram todos que lá estavam, incluindo o líder do governo e o presidente da comissão?

Ademais, a conclusão da matéria também não corresponde à verdade. O débito mencionado já foi palco de acordo da AGU (Advocacia-Geral da União) com o devedor e fartamente divulgado na imprensa, a menos que a divulgação oficial não tenha sido verdadeira.

No mais, embora eu esteja presente a todas as votações, incluindo comissões reunidas na quinta-feira à tarde, em período de recesso branco, não significa que eu seja o responsável por todas as emendas apresentadas. O fato de participar de comissões não justifica a informação equivocada da reportagem da Folha emitida aos seus leitores.

RESPOSTA DOS JORNALISTAS DIMMI AMORA E GABRIEL MASCARENHAS - O texto explicita que a emenda é do senador Argello e que houve acordo entre a AGU e o ex-senador Estevão. A posição do deputado está contemplada na reportagem.

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@uol.com.br


Endereço da página:

Links no texto: