Folha de S. Paulo


BNDES contesta reportagem sobre empréstimo bancário

Está errada a afirmação feita pela Folha de que o empréstimo concedido à empresa Torke Empreendimentos teria contrariado normas do BNDES. Há uma norma da Finame [programa de financiamento] que permite que empresas que adquiram equipamentos financiados pelo banco os arrendem, desde que o cliente possua como seu objeto social/atividade econômica a locação de bens, conforme o cadastro CNAE [Classificação Nacional de Atividades Econômicas] da Receita. Este é o caso da Torke. A regra se aplica à empresa citada e a qualquer outra na mesma situação. A questão foi explicada em detalhe e os normativos apresentados ao repórter, que preferiu ignorar os esclarecimentos.

PAULO BRAGA, chefe da assessoria de imprensa do BNDES (Rio de Janeiro, RJ)

RESPOSTA DO JORNALISTA LEONARDO SOUZA - A afirmação não procede. O agente financeiro repassador (Banco do Brasil) aprovou limite interno de crédito para a operação antes mesmo de a empresa em questão, a Torke, alterar seu CNAE para incluir locação de veículos. Ademais, a administradora da empresa, Val Marchiori, não apresentava reputação creditícia adequada, dado seu histórico de inadimplência, nem capacidade financeira suficiente para tomar o crédito, certamente critérios também exigidos pelo BNDES. Ainda assim, a explicação dada pelo BNDES foi devidamente contemplada no texto.

*

No mais recente escândalo do governo Dilma, Val Marchiori recebe R$ 2,7 milhões, a título de empréstimo, mesmo com o nome sujo, apenas e tão somente por ser amiga do presidente do Banco do Brasil. A garantia do empréstimo, adotada pelo Banco do Brasil, causa espécie. Pensão alimentícia é absolutamente impenhorável, o que é de conhecimento de qualquer estudante de primeiro ano de direito.

ADILSON CARVALHO DE ALMEIDA (São Paulo, SP)

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@uol.com.br


Endereço da página:

Links no texto: