Folha de S. Paulo


BNDES contesta coluna sobre aparelhamento de empresas estatais

Não faz sentido a menção de Rubens Ricupero ao BNDES no texto "Destruição sem retorno". Sem argumentos, afirma que o banco seria uma das instituições "dilapidadas" pelo governo. A dificuldade em apontar falhas é compreensível: o BNDES registra lucros sucessivos, com recorde de R$ 5,5 bilhões no primeiro semestre. A inadimplência, de 0,07%, é a mais baixa do Sistema Financeiro. O índice de Basileia está em 18,4%, ante 11% exigidos pelo BC, superior ao dos maiores bancos do país. Em contraste, Rubens Ricupero não mostra um só dado que sustente a tese de que o banco faria parte de um cenário de "terra arrasada".

*

RESPOSTA DE RUBENS RICUPERO - Os problemas com o BNDES foram bem examinados em livros dos professores Sérgio Lazzarini e Aldo Musacchio. Também Mansueto de Almeida e José Roberto Affonso comprovaram que as transferências de recursos do Tesouro aos bancos públicos passaram, em dez anos, de 1% a perto de 10% do PIB, o que pesará por anos sobre o povo brasileiro.

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@uol.com.br


Endereço da página:

Links no texto: