Folha de S. Paulo


Secretaria de Segurança de SP contesta reportagem sobre sistema Detecta

A manchete "Alckmin maquia programa de combate ao crime na TV" está errada, baseia-se em falsas premissas e induz a conclusões equivocadas sobre o sistema Detecta. Não existe qualquer fundamento para afirmar que o sistema "não está funcionando". Ao contrário, ele não apenas funciona como já é usado pela polícia no dia-a-dia, como poderia ter sido constatado pela Folha se a reportagem tivesse aceitado convite feito pela Secretaria de Segurança Pública para conhecer o sistema in loco. O Detecta está em fase de implantação desde agosto. No estágio atual, o banco de dados do serviço 190 e 300 câmeras da Polícia Militar já estão integrados. Até o final de setembro, os boletins de ocorrência, dados de desaparecidos e fotos de criminosos estarão postos no sistema. Em outubro, serão integrados os dados do Detran e, até o final do ano, os alertas automáticos de atitudes suspeitas flagradas pelas câmeras.

*

RESPOSTA DOS JORNALISTAS CATIA SEABRA, REYNALDO TUROLLO JR. E ROGÉRIO PAGNAN - Dois repórteres da Folha visitaram o centro de operações do Detecta. A própria campanha do governador reconhece que as imagens usadas na propaganda são só ilustrativas de como o sistema funcionará quando sua implantação estiver concluída.

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@uol.com.br


Endereço da página:

Links no texto: