Folha de S. Paulo


Leitores comentam propaganda contra Marina e artigos sobre as eleições

É de estranhar ver o espanto exagerado dos articulistas desta Folha com os ataques do PT a Marina Silva. Sabemos que grandes candidaturas são ávidas por rotular a seus candidatos e cabe aos adversários trabalhar na desconstrução desse rótulo. A candidata do PSB pretendia ser a ambientalista, depois a portadora da nova política e, como os próprios articulistas apontam, não poderá ser nenhuma delas. Marina terá de ser real, e é com essa fraqueza que o PT trabalha.

BRUNO GEORGE ABUD (São Paulo, SP)

*

Como pode o colunista Ricardo Melo cobrar a candidata do PSB? Ele escreveu "cabe a ela decidir se mantém alguma coerência ou se, como candidata, será reduzida a uma errata de si mesma". Fui vítima do maior estelionato eleitoral que o Brasil já teve. Em 2002 votei num PT que se prostituiu tanto e hoje é um outro PT, fazendo tudo o que condenava nos outros partidos.

ABRÃO SALUM (São Paulo, SP)

*

Excelente o artigo dos professores Alcir Pécora e Francisco Foot Hardman sobre as descabidas opiniões do dr. Rogério Cezar de Cerqueira Leite sobre a candidata Marina. Parece que, na cabeça do professor Rogério Cezar, todos os crentes em Deus –sejam protestantes, católicos ou de outras religiões– sofrem de " desordem do desenvolvimento neural". Respeitar a ciência é tão necessário quanto não considerar doença as crenças de um poder maior.

WALDEMAR CRESPO (Rio Claro, SP)

*

Quero dizer que Rogério Cezar de Cerqueira Leite representa, sim, muitos brasileiros esclarecidos. Marina Silva é membro de uma organização fundamentalista e, de resto, solidária com a verdade que professa, como toda organização religiosa.

FRANCISCO BOCCA (Curitiba, PR)

*

Sem condições de dar respostas coerentes aos questionamentos de Cerqueira Leite, Pécora e Hardman constroem uma miscelânea de possíveis ideias para salvar o país caso Marina seja eleita e fogem da questão central proposta por Cerqueira Leite: se o fundamentalismo religioso de Marina ameaça a laicidade do Estado. Os argumentos de Cerqueira Leite são irretocáveis, e a própria Marina alimenta as especulações sobre o papel de suas crenças na condução da política brasileira caso venha a ser eleita.

JOSÉ CASSIMIRO DA SILVA (Belo Horizonte, MG)

*

Há dez dias toda a mídia noticia a despudorada campanha de Dilma Rousseff tentando "dessacralizar" e demolir a candidata Marina Silva, com ataques mentirosos. E o sr. Janio de Freitas tem a ousadia de dizer que Dilma é a que menos ataca.

DORANY SAMPAIO (Recife, PE)

*

Em ato no Rio, Lula diz que economistas de Marina deveriam ser proibidos de falar. Bem típico dele, que se pudesse implantava uma censura cubana no Brasil, onde somente as suas opiniões seriam permitidas. Por isso é que o Brasil vem há alguns anos descendo ladeira abaixo, até chegar no atual fundo do poço, já que quem tem as suas opiniões acatadas é o douto ganhador do prêmio Nobel da incompetência, Guido Mantega.

RONALDO GOMES FERRAZ (Rio de Janeiro, RJ)

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@uol.com.br


Endereço da página:

Links no texto: