Folha de S. Paulo


Chefe de departamento da UFSCar diz que ranking universitário tem falha

A terceira edição do Ranking Universitário Folha uma iniciativa relevante, que vem sendo aprimorada ao longo do tempo. Porém, aponto uma falha na avaliação dos cursos de ciências sociais, que não são sequer mencionados no ranking, onde figuram, incorretamente, como cursos de graduação em sociologia (muito mais raros). Acredito que este erro prejudicou a avaliação do curso de graduação em ciências sociais da UFSCar.

MARCELO VARGAS, chefe do departamento de ciências sociais da Universidade Federal de São Carlos (São Carlos, SP)

RESPOSTA DA JORNALISTA SABINE RIGHETTI - O RUF faz agrupamentos de cursos com base em critérios estabelecidos pelo próprio MEC. Desse modo, os cursos de ciências sociais são avaliados como sociologia, assim como engenharia agronômica é avaliado como agronomia.

*

Quando o sr. Sólon Caldas, presidente da Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior, diz que é inviável financeiramente uma instituição privada ter tantos docentes em tempo integral quanto uma escola pública, ele está reconhecendo que as instituições privadas nunca terão a qualidade das públicas. Por outro lado, alterar os critérios de classificação, visando favorecer uns ou outros, seria iludir os estudantes interessados em qualidade. Assim, não cabe crítica ao RUF, que coloca a USP em primeiro lugar entre as universidades brasileiras.

TIBOR RABÓCZKAY (São Paulo, SP)

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@uol.com.br


Endereço da página:

Links no texto: