Folha de S. Paulo


'Antônio Ermírio era obstinado pelo trabalho e pelo Brasil', comenta leitor

Antônio Ermírio de Moraes nos deixa um legado, um exemplo de vida que deveria ser seguido, não somente pelos empresários, mas principalmente pelos políticos. Homem honrado, de caráter, que nunca tirava férias e que era obstinado pelo trabalho e pelo Brasil. Um dos melhores colunistas que a Folha já teve.

CAETANO VASCONCELOS (Pedro Leopoldo,MG)

*

Pode-se não gostar do empresário Antônio Ermírio, mas, sem dúvida, gerou muitos empregos, tecnologia e impostos. Não especulava. Produzia. Dizia coisas muito sérias sobre questões relativas à economia e com muito conhecimento de causa.

ANDRÉ COUTINHO (Campinas, SP)

*

Homem notável, grande empreendedor e benemérito, com um grande trabalho à frente da Beneficência Portuguesa de São Paulo, que ele transformou em hospital de referência. Antônio Ermírio deixa um lugar muito difícil de preencher.

PAULO MALUF, deputado federal (São Paulo, SP)

*

Lastimo profundamente saber que cessou a existência do nobilíssimo e arrojado Antônio Ermírio de Moraes. Graças a sua pertinácia, erudição, competência e viés arguto, contribuiu sobremaneira para a pujança da nossa pátria, deixando marcas indeléveis entre nós. Demorei para me acostumar a não ter a prerrogativa de ler suas crônicas dominicais, que eram publicadas neste prestigioso periódico, que suponho que não foram mais publicadas por conta de ter ficado debilitado À família enlutada minhas condolências, desejando muita força para suportar este doloroso transe.

JOÃO PAULO DE OLIVEIRA, professor aposentado (Diadema, SP)

*

Empresário gigante, homem do mais alto porte, de caráter inabalável, humilde e profundo conhecedor do seu ramo, tendo vencido pela competência e pelo trabalho árduo e honesto, apenas o Estado de São Paulo não o quis como governador em favor de Luiz Antonio Fleury Filho.

MARCOS BARBOSA (Casa Branca, SP)

*

Aprendi a admirar o dr. Antônio Ermírio nas colunas que escrevia para a Folha. Lamentei à época a sua saída. O meu coração está de luto, como se eu tivesse perdido alguém de minha família. Força, coragem e confiança em Deus na nova caminhada. Para a família meus sinceros sentimentos. O Brasil perdeu um grande homem.

NELI APARECIDA DE FARIA (São Paulo, SP)

*

Morre Antônio Ermírio de Moraes aos 86 anos. Empresário competente, incansável, honesto e um dos maiores geradores de emprego no país. Homem simples, conseguiu criar um império mesmo diante dos vários tropeços e incertezas de nossa economia. Recebeu muitos louros e dissabores. Entre eles foi sua tentativa de entrar na política ao se candidatar ao governo do estado de São Paulo. Acostumado a lidar com a vida empresarial, números ordenados, não se preparou para se digladiar com Paulo Maluf. Recebeu à época tanta baixaria na campanha política por Maluf seu principal adversário, inclusive com ofensas pessoais, que infelizmente desistiu da politica para sempre. Se vitorioso com certeza os cofres do Estado de São Paulo não teriam sido assaltados como foram. Infelizmente a politica não serve para empresários honestos, trabalhadores e competentes. Só para atores na maioria das vezes, desonestos.

BEATRIZ CAMPOS (São Paulo, SP)

*

A cadeira 23 da Academia Paulista de Letras amanheceu vazia e o Brasil mais pobre. Perdemos o grande líder empresarial, Antônio Ermírio de Moraes, um dos poucos homens que acreditava que a única saída para o país seria a educação. Que o seu espírito empreendedor e seu caráter ético iluminem aqueles que vão continuar a sua obra.

IZABEL AVALLONE (São Paulo, SP)

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@uol.com.br


Endereço da página:

Links no texto: