Folha de S. Paulo


Leitores comentam enterro de Campos e candidatura de Marina

O eleitor que está insatisfeito com o governo federal, mas não queria a volta dos tucanos ao poder, não tinha opção. Com Marina Silva existe alternativa para os que não querem mais PT ou PSDB no comando do país. Quando tudo caminhava para uma disputa entre os mesmos partidos que estão no poder desde 1995, agora existe um cenário que está tirando o sono de muita gente. Que venham as pesquisas, as mais aguardadas dos últimos tempos!

ANDRÉ PEDRESCHI ALUISI (Rio Claro, SP)

*

Na TV, o velório de Eduardo Campos. Milhares passando diante do caixão. Ninguém fazia um gesto de respeito, um "em nome do pai", uma reverência silenciosa. Todos fotografando o caixão com o celular. Alguns filmavam com iPads. Deve ser para mostrar em casa depois, imagino.

FERNANDO FABBRINI (Belo Horizonte, MG)

*

O senador José Agripino, coordenador da campanha de Aécio Neves (PSDB), argumenta na Folha deste domingo (Painel, 17/8, pág. A4) que quem nunca esteve à frente de um governo não tem experiência para administrá-lo. Pois é precisamente da experiência de poder que o senhor representa que estamos todos fartos.

CLARILTON RIBAS (Florianópolis, SC)

*

Eduardo Campos, depois de morto, se tornou unanimidade política e quase foi canonizado. Não se entende por que em vida não passava dos 8% a 10% de intenções de voto à Presidência, como informava o Datafolha. Um misto de hipocrisia e compaixão, até porque no Brasil todo morto é bom e todo bebê é bonitinho!

PEDRO VALENTIM (Bauru, SP)

*

Concordo com o leitor José Loiola Carneiro (Painel do Leitor, 16/8): Luiza Erundina é sem dúvida uma ótima candidata a vice de Marina Silva, considerando sua decência com as coisas públicas e seu ideal socialista. Apesar da grande pressão do PT em subjugá-la quando prefeita, não sucumbiu. Erundina tem grande experiência como executiva e seu idealismo é 100% compatível com o de Eduardo Campos.

ABIMAEL LARA (São Paulo, SP)

*

É de assustar ouvir Marina Silva dizer que a Providência Divina a impediu de viajar com Eduardo Campos. Pode-se entender, por linhas tortas, que tenha dito que Deus decidiu matar Eduardo para lhe entregar a vaga de candidata a presidente. Preocupa muito que, se eleita, troque a laicidade do Estado por um fundamentalismo religioso e divida o país entre crentes e não crentes. Lembremos suas posições conservadoras sobre temas como aborto, casamento homossexual e a ideia de instituir o ensino religioso.

ALVARO ABRANTES CERQUEIRA (Muriaé, MG)

*

Não se governa só com sonhos: se eleita sem um grande partido, para viabilizar um mínimo de governabilidade, Marina Silva será presa fácil de alianças não menos espúrias do que as que vemos hoje. O aumento do número de ministérios é apenas sua manifestação mais insignificante.

ANTÔNIO BEETHOVEN C. DE MELO (São Paulo, SP)

Apu Gomes/Folhapress
Caixão com Eduardo Campos é transportado por um caminhão do Corpo de Bombeiros pelas ruas de Recife, em meio a uma multidão
Caixão com Eduardo Campos é transportado por um caminhão do Corpo de Bombeiros pelas ruas de Recife, em meio a uma multidão

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@uol.com.br


Endereço da página:

Links no texto: