Folha de S. Paulo


Reitor e governo pretendem desmantelar a USP, opina professor

Fica cada vez mais claro que o reitor e seus chefes no governo pretendem desmantelar a universidade. Tais experimentos neoliberais com educação superior têm destruído universidades em países da Europa, minando as condições de pesquisa, ensino e aprendizagem para professores e alunos. E, como demonstra em 2014, o reitor Zago nem discute democraticamente com os colegiados da USP. Quem perde são os alunos, o Estado e o Brasil.

SEAN PURDY, professor da USP (São Paulo, SP)

*

Sobre a USP, o destaque é sempre para a despesa que excede a receita, mas nunca é visto como relevante que a quantidade de alunos aumentou nos últimos anos e que o Hospital Universitário tem crescente número de usuários. As lideranças do Estado insistem em ignorar a necessidade de ampliar os meios que façam jus a tal crescimento. A Folha menospreza esse fato, embora tenha razão quanto à leviandade das gestões da instituição.

SUELY ROBLES REIS DE QUEIROZ (São Paulo, SP)

*

Sugiro que o jornal compare os salários do Hospital Universitário com os pagos pelo governo estadual em seus hospitais. Assim entenderemos a crise.

ELISABETH CARDOSO (São Paulo, SP)

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@uol.com.br


Endereço da página:

Links no texto: