Folha de S. Paulo


Conflito e ofensiva israelense à faixa de Gaza divide opinião de leitores

Não consigo entender a explicação de Israel para a invasão da Palestina. Não será por causa dos três meninos mortos, supostamente por palestinos. Sobre o armamento pesado do Hamas, fica a pergunta: se eles possuem esse armamento todo, por que houve poucas vítimas israelenses, enquanto que do lado palestino morreram mais de 300 pessoas, sendo a maior parte civis?

PAULO SÉRGIO R. PEREIRA (Rio de Janeiro, RJ)

*

Excelente o artigo de Luiz Felipe Pondé, sobre o conflito no Oriente Médio. A expansão territorial de Israel em 1948 e 1967 não partiu de sua iniciativa, sendo consequência da sua autodefesa contra a política "judeus ao mar", fato que muitos "esquecem". O Hamas e outros grupos radicais, interferindo negativamente no processo de paz, tornam-se verdadeiramente os inimigos do povo palestino.

MARCELLO D. BRONSTEIN, médico e professor da Faculdade de Medicina da USP (São Paulo, SP)

*

Magistral o artigo do professor Salem Nasser, em resposta às sandices e diatribes de Flávio Bierrenbach. Merece ser impresso e oferecido a todos aqueles que verdadeiramente desejem a paz no Oriente Médio.

MAURO FADUL KURBAN (São Paulo, SP)

*

No passado Israel foi vítima do racismo e do massacre na Segunda Guerra Mundial. Hoje, Israel adota os mesmos princípios e massacra por racismo e interesses o território do pobre povo da Palestina. A única diferença é que agora o mundo assiste esse massacre passivamente.

ALCIDES MOROTTI JUNIOR (São Roque, SP)

*

O professor Luiz Felipe Pondé forneceu com seu artigo de hoje uma lente de aumento para o que ocorre com o Hamas. Visão que falta à opinião pública e à imprensa. Obrigado por nos proporcionar clareza a esse jogo que envolve, acima de tudo, vidas e seres humanos, sem escrúpulos.

SELMA FELDMAN SINGAL (São Paulo, SP)

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@uol.com.br


Endereço da página:

Links no texto: