Folha de S. Paulo


Construtura de Belo Monte contesta reportagem sobre pesquisa da UFPA

A Norte Energia S.A., responsável pela construção da Usina Hidrelétrica Belo Monte, repudia a divulgação de dados que contradizem estatísticas oficiais na reportagem "Belo Monte leva índios à prostituição, diz pesquisa", e esclarece que houve redução de 33% na violência contra crianças e adolescentes em Altamira (PA) entre 2012 e 2013, segundo o Conselho Tutelar, e redução de 9% dos partos em crianças e adolescentes, segundo o Ministério da Saúde. Tais números lançam dúvidas sobre o estudo da Universidade Federal do Pará, citado na reportagem. A empresa tem ajudado a enfrentar esse problema histórico com ações educativas (118 palestras proferidas a 6.702 jovens) e apoio material aos órgãos de segurança pública e de assistência social da região –informações repassadas à reportagem, mas não utilizadas. A doação de equipamentos e combustíveis às aldeias indígenas, citada na reportagem, atendeu à solicitação da Funai e das comunidades. Nossa expectativa é de que estejam sendo destinadas aos fins previstos, em benefício das comunidades.

*

RESPOSTA DO JORNALISTA AGUIRRE TALENTO - Os dados da pesquisa estão baseados em entrevistas qualitativas com moradores da região, não apenas em estatísticas oficiais, nas quais é apontado o problema da subnotificação. Além disso, houve aumento nos casos registrados no Conselho Tutelar entre 2010 e 2012. O posicionamento da empresa foi registrado.

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@uol.com.br


Endereço da página:

Links no texto: