Folha de S. Paulo


Pesquisador elogia editorial sobre burocracia na pesquisa com remédios

Parabéns à Folha pelo editorial "Atraso Clínico". Os prejuízos pela lentidão burocrática são enormes para os pesquisadores clínicos, os pacientes e a economia nacional. Se houvessem punições pelo não cumprimento de prazos aos responsáveis pela direção da Conep (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa) e da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), será que não haveria reversão no marasmo que mantém o atraso clínico há tanto tempo?

MORTON SCHEINBERG, clínico e pesquisador (São Paulo ,SP)

*

A propósito do editorial "Atraso clinico", diria que o controle não é o dilema do Estado, é o problema que nos coloca no dilema entre a liberdade e a opressão. Quando o Estado quer controlar a tudo e a todos torna-se um tirano, um monstro de muitas cabeças que se escabeceiam entre si enquanto nos devoram. Aliás, imagem que extrai ao ler o próprio oportuno e judicioso texto.

PEDRO UBIRATAN M. DE CAMPOS, sociólogo (Campinas, SP)

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@uol.com.br


Endereço da página:

Links no texto: