Folha de S. Paulo


Leitor critica proposta de aumentar impostos

É absurda a proposta de aumento de impostos feita por André Singer ("Opinião", 19/4). O Brasil não consegue competir nem internamente e muito menos externamente com os bens produzidos no exterior por causa da exorbitante carga tributária praticada no país. E vem Singer propor mais impostos?! Esse senhor está fora da realidade.

As pessoas precisam entender que o "custo" dos impostos pagos pelas empresas tem de sair de "algum lugar", ou elas quebrarão. E esse lugar chama-se "preço", que sempre será pago pelo consumidor. O valor dos impostos está embutido no preço de todos os bens e serviços da economia.

Se tudo que é produzido no Brasil já é caríssimo em dólar (comparem o preço do mesmo carro zero no Brasil e nos EUA; lá custa 50% menos), motivo da nossa falta de competitividade, deveríamos estar preocupados em achar meios de reduzir, e não de aumentar, a carga tributária.

Uma maneira de fazer isso seria fazê-lo gradualmente. Ao longo de uma década, por exemplo, os gastos públicos seriam anualmente cortados e 0,5%, de modo que em 10 anos tais gastos seriam reduzidos em 5%, podendo a carga tributária, e quem sabe a taxa de juros, ser então cortada na mesma proporção.

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@uol.com.br


Endereço da página:

Links no texto: