Folha de S. Paulo


Leitores comentam legado de Nelson Mandela

Vivi os últimos dez anos na África do Sul. Aprendi com os ensinamentos do estadista sul-africano, voltados para a luta por uma sociedade livre do racismo institucionalizado, do "classismo", com igualdade entre homens e mulheres e verdadeiramente inclusiva.

Mandela pregou tais princípios liderando pelo caminho da generosidade, pela capacidade de perdoar seus inimigos, entendendo sua humanidade. Exerceu sempre a verdadeira "ubuntu", a filosofia africana de que "sou porque tu és", em que somente o bem-estar coletivo é o bem-estar real.

Que sua luz brilhe sempre sobre nós, Tata! Hamba Kahle Madiba!

GEGÊ LEME JOSEPH, museóloga e arquiteta (São Paulo, SP)

*

Se alguém de verdade foi um prisioneiro político, este foi Nelson Mandela. Após ter sido presidente da África do Sul, ele manteve a integridade e a honestidade até o fim. Não é bem o que vemos por aqui, no Brasil.

JOSÉ JAIME DA SILVA TELES FILHO (Bragança Paulista, SP)

Curta o Painel do Leitor no Facebook
Siga o Painel do Leitor no Twitter

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor.online@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: