Folha de S. Paulo


Leitores comentam editorial sobre modernização do Judiciário paulista

A respeito do editorial "Modernizar é preciso" ("Opinião", ontem), sobre a modernização do Poder Judiciário de São Paulo, cumpre esclarecer que os dois tribunais citados como possuidores de índice de produtividade de 100% (do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul), não por acaso, possuem autonomia financeira, ou seja, as custas judiciais arrecadadas são integralmente destinadas ao Poder Judiciário.

Patina na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo projeto que conferiria a tão sonhada autonomia financeira, pelo menos desde maio de 2007, quando ato do presidente daquela Casa criou a Frente Parlamentar de Apoio à Autonomia Financeira do Poder Judiciário do Estado de São Paulo.

EUGÊNIO AUGUSTO CLEMENTI JÚNIOR, juiz (Americana, SP)

*

O editorial "Modernizar é preciso" toca em um tema nevrálgico para a modernização da Justiça brasileira: a urgente implantação do processo judicial eletrônico. É preciso debelar as resistências a essa nova ferramenta, que tem o potencial de agilizar a resolução dos litígios. Há, no entanto, outras questões que não foram abordadas, como a adoção da súmula vinculante, que pode contribuir para a diminuição da máquina burocrática do Estado em suas convencionais e ultrapassadas metodologias.

AIRTON REIS JR. (São Paulo, SP)

Curta o Painel do Leitor no Facebook
Siga o Painel do Leitor no Twitter

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor.online@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: