Folha de S. Paulo


Leitores debatem o uso de animais em pesquisas científicas

A manifestação tardia de dirigentes do Instituto Royal ("A ciência em perigo", Tendências/Debates, ontem) deu a impressão de que o instituto era culpado de algo. Pergunto: o que nós, pesquisadores, deveríamos ter feito ou podemos ainda fazer? Deveríamos sair em passeata contra essa vexatória ignorância que pulula em nosso país? É a estultice dos mesmos que combatem alimentos transgênicos, não sabem que diabéticos tomam insulina geneticamente criada e que foi de experiências realizadas em cães que se descobriu a insulina.

Não consola saber que essa imbecilidade não é só nossa. Quando trabalhei na Universidade da Califórnia, em San Diego, o biotério era rigorosamente protegido contra os messiânicos sempre dispostos a invadi-lo. Que se cuidem os macacos em experiência no Butantã, usados na busca da vacina contra a Aids.

EDER C. R. QUINTÃO, professor emérito de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da USP

*

Patético o pronunciamento da gerente do Instituto Royal, agora acompanhada de um colega. O jogo de cena feito desde a descoberta da barbárie que se praticava no instituto, pelo menos em tese, mas que as imagens não deixaram dúvidas, não emplaca. Os louros acadêmicos de ambos demonstram que a maldade não diferencia cultos e ignaros. Por outro lado, a manifestação patética de Luiz Felipe Pondé ("A ética das baratas", "Ilustrada", 16/9) teve a merecida resposta ("A ética animal", Tendências/Debates, ontem). Cumprimento os autores do artigo. Com efeito, não há que se falar em juízo ético sobre a conduta de um leão ou de uma zebra. Cabe, sim, execrar a falta dele sobre o comportamento de certos pesquisadores.

EDSON CARDIA (Bauru, SP)

Curta o Painel do Leitor no Facebook
Siga o Painel do Leitor no Twitter

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor.online@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: