Folha de S. Paulo


Para leitor, foto na capa da Folha 'é típica da estética da pobreza'

A horrorosa fotografia publicada na "Primeira Página" da Folha (5/11) do menino negro imerso em meio a um monte de lixo é típica da estética da pobreza, da alegoria da miséria e da plástica do vitimismo que, há décadas, infesta o jornalismo brasileiro e, neste caso, com uma imagem que é filha direta da "escola Sebastião Salgado", exploradora de uma plástica pictórica militante para ricos metidos a politicamente corretos de "consciência social".

PAULO BOCCATO (São Carlos, SP)

*

É paradoxal o nosso país. Enquanto ineptos e corruptos vivem nababescamente às nossas expensas e denúncias de falcatruas chovem nos jornais, o pobre garoto de Recife enfrenta riscos de doenças e acidentes quase que "surfando" no lixo para tentar ganhar R$ 10 por dia. Parabéns pela foto que, apesar de triste, revela o descalabro do Brasil. Revolta é pouco para descrever nosso sentimento.

VANILDA SOUZA (Piracicaba, SP)

*

As fotos da "Primeira Página" da Folha de terça-feira (5), com suas respectivas legendas, foram capazes de fazer a síntese de um Brasil profundo, cheio de contrastes, cheio de paradoxos, amor e ódio, beleza e tragédia, riqueza e miséria. Parabéns ao jornal por provocar esse senso crítico, tão necessário à nação.

VERA GODOI, fotógrafa (Belo Horizonte, MG)

Diego Nigro - 24.out.2013/JC Imagem/Folhapress
Crianças catam latinhas para reciclagem no canal do Arruda, no Recife (PE)
Criança cata latinhas para reciclagem no canal do Arruda, no Recife (PE)

Curta o Painel do Leitor no Facebook
Siga o Painel do Leitor no Twitter

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor.online@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: