Folha de S. Paulo


Presidência esclarece declarações de ministro em artigo sobre protestos

Em relação à coluna "O ministro e as máscaras" ("Opinião", 31/10), cabe esclarecer que o ministro Gilberto Carvalho foi enfático ao afirmar que "o Estado não pode permitir a violência" dos "black blocs" e que ela deve ser reprimida, pois, como afirmou a presidenta Dilma Rousseff, trata-se de uma "barbárie antidemocrática". Por outro lado, o ministro repudiou a agressão sofrida em São Paulo pelo coronel Reynaldo Simões Rossi. A Folha, entretanto, não o perguntou sobre isso.

O ministro também ponderou que a violência dos "black blocs" é um fenômeno social complexo que precisa ser melhor compreendido, pois "a simples criminalização imediata não vai resolver". A própria Folha tem mostrado que a maioria dos presos envolvidos em atos de vandalismo durante as manifestações não tem antecedentes criminais e são estudantes e trabalhadores.

DIOGO DE SANT'ANA, secretário-executivo da Secretaria-Geral da Presidência da República (Brasília, DF)

Curta o Painel do Leitor no Facebook
Siga o Painel do Leitor no Twitter

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor.online@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: