Folha de S. Paulo


Renda de moradores não acompanhou alta no preço dos imóveis, diz leitor

Leitores que são moradores da capital paulista comentam proposta de aumento do IPTU na cidade de São Paulo.

*

Em relação a proposta de aumento do IPTU em São Paulo, a prefeitura precisa entender que:

1) Os preços dos imóveis apresentaram crescimento exacerbado, em boa parte porque o mercado financeiro e o governo federal, com seus bancos públicos, aumentaram os prazos de financiamento;

2) A renda dos moradores não acompanhou o aumento do preço dos imóveis;

e 3) Se é necessário aumentar a capacidade de investimento do município, antes de se pensar em aumentar o IPTU, a prefeitura deveria renegociar os juros da dívida que é paga ao governo federal, discussão essa que parece ter saído da pauta e que também penaliza a população ao transferir recursos via juros para o governo federal beneficiar setores e/ou empresas escolhidos a dedo.
Carlos A. P. Cardillo (São Paulo, SP)

*

A população da capital paulista rejeitou em manifestações públicas o acréscimo de R$ 0,20 na tarifa de ônibus e Haddad teve que cancelar o aumento.

Agora, em apuros para cobrir as despesas, o prefeito tenta aumentar de forma absurda o IPTU, pensando conseguir tirar da população o dinheiro que deixou de arrecadar e contentar os empresários de ônibus, seus infalíveis contribuintes de campanha.
Benone Augusto de Paiva (São Paulo, SP)

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor.online@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: