Folha de S. Paulo


Leitores criticam os partidos brasileiros e a Justiça Eleitoral

O Tribunal Superior eleitoral acaba de aprovar a criação do Pros e do Solidariedade. São tão pequenininhos que achamos por bem anunciar sua chegada com letras minúsculas. Atribui-se a criação do Pros a um fraco candidato a deputado chamado Eurípedes Júnior, que não teve nem sequer 3.000 votos. Já a criação do Solidariedade é atribuída a Paulinho da Força Sindical. Agora teremos 32 partidos para ir comendo pelas beiradas a grana do Fundo Partidário. E até 5 de outubro vai nascer a Rede, de Marina Silva. Mais um pequenino come-dorme para a gente sustentar.

LEÔNIDAS MARQUES (Volta Redonda, RJ)

Curta o Painel do Leitor no Facebook
Siga o Painel do Leitor no Twitter

*

Os entraves que Marina Silva está enfrentando para legalizar seu partido, a Rede Sustentabilidade, se devem a um único motivo: ela rouba votos e enfraquece as chances de reeleição da presidente Dilma. Não é em vão que ela ocupa o segundo lugar nas pesquisas de opinião. Enquanto isso, partidos que nem conhecemos, com suspeitas de fraudes, são aprovados de afogadilho.

RICHARD ZAJACZKOWSKI (Francisco Beltrão, PR)

*

Então o traidor mineiro Aécio Neves ("Poder", 29/9) agora pede a colaboração de José Serra para sua campanha à Presidência? Por que traiu e não ajudou Serra e Geraldo Alckmin nas três vezes em que eles foram candidatos?

LAÉRCIO ZANINI (Garça, SP)

*

Discordo da crítica da ombudsman Suzana Singer (29/9) ao infográfico "Trocando de camisa". Além de merecer exposição no MoMA, ele é perfeito em seu propósito, pois revela com clareza a ausência de vida republicana nos partidos e de cidadania em nossos "representantes". Os partidos aqui não são outra coisa que postos pelos quais passa o intenso tráfego de interesses particulares, tão bem conduzidos pela maioria dos eleitos e seus comparsas.

CARLOS ALBERTO PENHA (Campinas, SP)

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor.online@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: