Folha de S. Paulo


Leitor elogia artigos sobre vinda de médicos cubanos

No meu longo período de assinante, poucas vezes tinha lido uma seção Tendências/Debates tão esclarecedora como a de ontem. De um lado, o artigo "Carta aos médicos cubanos", desses de fazer chorar, de David Oliveira de Souza, médico por profissão e vocação. A contrapartida, "O falso dilema dos médicos estrangeiros", não menciona a profissão do autor. Mas deu-me a impressão de ser um assessor jurídico, um profissional competente no trato das leis, diretrizes e ditames constitucionais relativos ao labor.

MARCIO A. MACEDO (Belo Horizonte, MG)

*

Lamentável a manifestação do professor Carlini neste Painel do Leitor (29/8). Sua mensagem, além de ofensiva à classe médica, ao usar palavras como "desumanos" e "gananciosos", demonstra ignorância da lei: é preciso, para exercer a medicina, que se faça a revalidação do diploma, seja médico estrangeiro de onde for. Não somos contra a vinda de médicos de fora, desde que se mostrem capazes através do Revalida. Não temos ódio, não somos desumanos, mas a medicina é algo sério, que não se resolve com demagogia.

WALDEMAR KOGOS, professor-adjunto da Escola Paulista de Medicina, Unifesp, Departamento de Ginecologia e Obstetrícia (São Paulo, SP)

*

Quero me associar ao comentário de Elisaldo A. Carlini sobre o médico cubano que foi vaiado pelos colegas brasileiros em Fortaleza. Sua postura crítica, com toda uma bagagem de décadas na profissão, deveria servir de exemplo àqueles que hostilizaram seu colega cubano.

PAULO ROBERTO LEME (São Paulo, SP)

Curta o Painel do Leitor no Facebook
Siga o Painel do Leitor no Twitter

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor.online@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: