Folha de S. Paulo


'Reinventar o bom jornalismo é preciso', expõe leitor

Muito lúcida e oportuna a conclusão de Marcelo Tas em seu artigo "O Facebook e a máquina de escrever" (Tendências/Debates).

Curta o Painel do Leitor no Facebook
Siga o Painel do Leitor no Twitter

Quem pensa em fazer parte da "mídia convencional" parece ainda acreditar na existência de um "leitor convencional". Um exemplo: enquanto a imprensa, no escândalo do superfaturamento de trens em São Paulo, fala em consórcio, cartel e simples acompanhamento de negociações, as mídias sociais falam, há muito tempo, em maracutaias, conluios e negociatas.

Assim como navegar, reinventar o bom jornalismo é preciso.

FABRIZIO WROLLI (São Paulo, SP)

*

Um bom jornal tem como objetivo trazer notícias a seus leitores, com alguma análise para esclarecer aspectos relevantes. Quem compra um jornal quer saber o que aconteceu, de forma verdadeira, clara e isenta. Esta foi a razão da consolidação da Folha como veículo de notícias.

Por alguma razão, o jornal decidiu se distanciar dessa linha. Passou a noticiar o futuro. Faz especulações, dedica manchetes e páginas a pesquisas eleitorais e de avaliação do governo. Parece que nada acontece no país e no mundo. As edições do fim de semana são exemplos disso.

MARCO ANTONIO BANDEIRA (São Paulo, SP)

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor.online@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: