Folha de S. Paulo


'Medo de processo por erro afasta médico do interior', diz leitor

A criação desenfreada de faculdades de medicina sem qualidade culminou no crescimento dos processos por erro médico. Essa judicialização da medicina acaba colocando no banco dos réus tanto os que de fato cometeram um ilícito ético, como aqueles que não o fizeram.

Curta o Painel do Leitor no Facebook
Siga o Painel do Leitor no Twitter

A existência de jurisprudência responsabilizando colegas que aceitaram trabalhar em locais sem a necessária estrutura, determinante para um resultado ruim no atendimento ao paciente, fizeram o médico fugir do interior, a despeito da alta remuneração prometida.
O medo dos tribunais aumentou os custos da medicina norte-americana e afasta o médico brasileiro do posto de saúde de Sucupira.

PAULO SARACENI NETO, médico (São Paulo, SP)

*

Há uma outra forma de aumentar, no SUS, a presença de médicos, mais democrática que o serviço civil obrigatório proposto pela presidente Dilma: por meio de um plano de carreira, como ocorre com os juízes. Não é óbvio? A saúde, porém, não é feita apenas com médicos.
É preciso investimentos em infraestrutura e equipe de apoio multidisciplinar. Não é óbvio? Parece que não!

THÚLIO BOSI, médico (Brasília, DF)

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor.online@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: