Folha de S. Paulo


Leitor defende PEC 37 e diz que investigação cabe à polícia

PEC 37
A respeito do que foi dito pelo procurador aposentado José Carlos de Oliveira Robaldo (Painel do Leitor, 21/6), acho oportuno esclarecer que a PEC 37 não retira do Ministério Público qualquer poder, já que, de acordo com o artigo 129 da Constituição, não cabe ao mencionado órgão a investigação de infrações penais.

Curta o Painel do Leitor no Facebook
Siga o Painel do Leitor no Twitter

Referidas investigações, de acordo com o artigo 144, competem às polícias. A matéria está definida claramente na Constituição. Ocorre que o MP, de maneira costumeira, vem usurpando a função da polícia e procedendo a investigações. Esse é o objetivo da PEC 37: realçar o que já está na Lei maior, ou seja, que, em razão de norma constitucional, o Ministério Público não tem a função de investigar infrações penais. Pode ele, de acordo com os incisos VII e VIII do artigo 129 da Carta Maior, requisitar a instauração inquéritos e diligências investigatórias, além do controle externo da atividade policial. Investigar, não.

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor.online@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: