Folha de S. Paulo


"Aumento do custo do transporte público deve ser repassado ao privado", diz leitora

O que falta no debate público sobre o aumento da tarifa nos transportes é um contexto mais amplo. Não se trata de exigir gratuidade nos transportes, mas de buscar uma política abrangente, eficaz e inclusiva para tudo o que é público na cidade.

Curta o Painel do Leitor no Facebook
Siga o Painel do Leitor no Twitter
Enquete: O movimento Passe Livre vai conseguir reduzir o preço das tarifas?

O aumento do custo do transporte público deve ser repassado ao privado. Em vez de aumentar o preço da passagem de ônibus, deve-se criar um imposto municipal para os automóveis privados.

MARANA BORGES (Lisboa, Portugal)

*

Seguramente, não é este o Brasil que sonho para meus netos: o da baderna, da barbárie, da covardia, do ódio e da estupidez açoitando aqueles que realmente lutam, trabalham e reivindicam dias melhores, mais justiça social, empregos, segurança e saúde. O bom-senso não pode tolerar que arruaceiros e vândalos dominem as manifestações, sob pena delas perderem a grandeza, os altos sentimentos e os objetivos pelos quais nasceram.

Os governantes já sentiram a pressão. Não são tolos de não adotar providências urgentes e firmes, que sensibilizem a população, demonstrando que o povo e os seus governantes caminham juntos por um Brasil mais digno e com melhores condições de vida.

VICENTE LIMONGI NETTO (Brasília, DF)

*

Entendo que as manifestações espelham o descontentamento da população com os desmandos em geral, especialmente com a falta de saúde, segurança, transporte e outros serviços essenciais para a sociedade, além da inflação em crescimento, da alta do dólar e dos gastos descontrolados dos governos federal, estaduais e municipais. Legítima reivindicação do povo brasileiro.

RAIMUNDO HERMES BARBOSA, presidente da Federação das Associações dos Advogados do Estado de São Paulo (São Paulo, SP)

*

Constata-se que grupos esquerdistas se aproveitam dos legítimos reclamos sobre o aumento das passagens. Viu-se, contudo, que o grupo atuante é constituído por baderneiros. Configura-se ainda que tudo foi "orquestrado" por agitadores profissionais. Os estudantes foram feitos de "bucha de canhão".
A diferença de 10 ou 20 centavos [na passagem de ônibus] não motiva a quebradeira. A polícia paulista não exagerou [na semana passada], apenas reprimiu a estupidez dos agitadores!

MAURICIO ALVES (Vila Velha, ES)

*

O povo é ouvido agora porque chamou mesmo a atenção com essas manifestações. Isso é positivo. O que não é positivo são a repressão ao movimento e os manifestantes depredadores.
Os governantes parecem ligeiramente desnorteados. Penso que eles não esperavam tamanha repercussão. O partido que era incendiário tornou-se bombeiro? Espero que essa manifestação dê bons frutos para o Brasil!
Chega de letargia!

JAYDER OLIVEIRA DOS SANTOS (Ribeirão Preto, SP)

*

Tinha 15 anos quando saí pela primeira vez numa passeata, em favor da democracia e das Diretas-Já. Em 1992, estive novamente nas ruas a favor do impeachment de Fernando Collor. Anteontem, ao ver as imagens de milhares de pessoas nas ruas, confesso que tive vontade de me juntar aos manifestantes e de extravasar o sentimento de indignação contra a corrupção, os gastos para a Copa, os péssimos serviços de saúde, educação, transporte etc. Parabéns aos jovens que, pacificamente, levaram aos lares de milhões de brasileiros a esperança de que nem tudo está perdido neste país.

RICARDO BERTINI FILHO (Jaguariúna, SP)

*

A leniência do governo, respaldada por interesses partidários e por conveniências internas, gera contradições que a população tem que engolir. Ela se sente cada vez mais desrespeitada. Estamos engasgados! O grito é necessário, sem violência. E nada vai bem, como parece e dizem.

FABIANO CAVALCANTI MUNDIM (Brasília, DF)

*

Excelente a cobertura da Folha sobre as manifestações em geral e, em especial, a de segunda-feira. Eu era contra as manifestações motivadas somente pelo aumento da tarifa. Agora sou a favor delas, pacíficas, contra a corrupção, a PEC 37, a Copa, a inflação e esse governo federal fraco, incompetente e corrupto.

RADOICO CÂMARA GUIMARÃES (São Paulo, SP)

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor.online@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: