Folha de S. Paulo


Relatórios do FMI são públicos, diz assessor em resposta a Janio de Freitas

Meu propósito não é discutir os argumentos de Janio de Freitas ("Pinga-fogo", "Poder", 9/6), mas, sim, destacar um erro factual na sua coluna. No âmbito do seu texto, ele concluiu incorretamente que o FMI pretendia ocultar o relatório de avaliação "ex post" sobre o programa econômico grego de 2010. Essa suposição está completamente errada.

Curta o Painel do Leitor no Facebook
Siga o Painel do Leitor no Twitter

Todos os relatórios da avaliação "ex post" (EPE, na sigla original inglesa) são publicados no site do FMI. O objetivo de tal avaliação é aprender com a experiência passada e integrar as lições às operações futuras em benefício dos países-membros do FMI.

A EPE é um procedimento-padrão no âmbito de todos os programas de acesso excepcional (empréstimo de recursos acima dos limites normais) e, em linha com a política do FMI, ela é tornada pública.

*

RESPOSTA DO COLUNISTA JANIO DE FREITAS - Não há erro. Cito literalmente frase de correspondência internacional, procedente de Bruxelas, sobre o relatório citado: "Num documento interno classificado como 'estritamente confidencial', o Fundo (...)".


Endereço da página:

Links no texto: