Folha de S. Paulo


Leitores comentam coluna sobre ideologia da classe média

Quero dizer a Hélio Schwartsman que toda generalização é muito perigosa. Em seu texto "Farol do Iluminismo" ("Opinião", 9/6), ele desancou a pobre classe média, justamente a que (com as classes mais baixas) carrega o piano nas costas.

Curta o Painel do Leitor no Facebook
Siga o Painel do Leitor no Twitter

Em todas as classes, há reacionários e metidos a besta --não é um "privilégio" da classe média. O mundo também é assim: há milhões de pessoas razoáveis (muitas são maravilhosas), enquanto a maioria, infelizmente, ainda precisa evoluir muito. Isso em todas as classes. Não dá para colocar todos num mesmo balaio.

JAIME PEREIRA DA SILVA (São Paulo, SP)

*

Quero parabenizar Hélio Schwartsman pelo texto "Farol do Iluminismo", elegante, claro e irretocável. O país está carente de gente com ideias claras, que expressem valores socioculturais do saber para uma sociedade que se pretende mais justa. Chega de chavões e de bodes expiatórios.

INAH PEDREIRA DA SILVA (Vitória, ES)

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor.online@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: