Folha de S. Paulo


Bióloga critica artigo do ministro da Pesca

Em 26/5, foi publicado neste jornal o artigo "Reforma aquária já!" (Tendências/Debates), do ministro da Pesca, Marcelo Crivella. Ele peca pela generalidade dos fatos e dados e clama, basicamente, para que 0,5% das águas da União fiquem isentas de licenciamento ambiental.

Curta o Painel do Leitor no Facebook
Siga o Painel do Leitor no Twitter

Alega que, assim, o Brasil passará a produzir 20 milhões de toneladas de pescado por ano. O artigo se refere principalmente às águas continentais e ao cultivo de peixe de água doce, mas não exclui as áreas costeiras e marinhas.

O controverso licenciamento ambiental deveria contribuir para garantir uma pesca com melhor qualidade e maior produção. Isentar empreendimentos sem garantir o monitoramento pesqueiro é um tiro no pé, principalmente no que se refere à criação de camarão --a carcinicultura.

Palê Zuppani-29.nov.12/Divulgação
Barcos de pesca no canal de Bertioga, litoral norte de São Paulo
Barcos de pesca no canal de Bertioga, litoral norte de São Paulo

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor.online@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: