Folha de S. Paulo


Leitores repercutem casos de violência na Virada Cultural

Leitores da Folha comentam sobre casos de arrastões, furtos e morte ocorridos na Virada Cultural.

Curta o Painel do Leitor no Facebook
Siga o Painel do Leitor no Twitter
Enquete: São Paulo está preparada para receber um evento como a Virada Cultural?

É muita ingenuidade achar que a violência e o roubo cotidiano de nossa cidade não se repetiriam em massa na Virada Cultural. É ingenuidade também achar que o evento perde todo o seu cunho cultural em razão dessas lamentáveis ocorrências.

Já que nem sempre podemos contar com a proteção policial nem temos o luxo de subir ao palco para pedir de volta documentos roubados, cabe ao cidadão que se dispõe a sair de casa para usufruir da Virada munir-se de cautela e bom-senso.

Quem, assim como eu, seguiu à risca as dicas da PM dificilmente foi lesado e pôde aproveitar o turbilhão cultural que o evento nos proporcionou.

Roberto Néri (São Paulo, SP)

*

Tenho acompanhado a Virada Cultural nos últimos anos. Fui sábado à noite para acompanhar a minha filha, desci na estação República e presenciei um espetáculo lamentável de baixíssimo nível. Na saída do metrô, e no entorno, vi arrastões, gangues, bebida alcoólica, drogas, sujeira, itens que transformaram aquele local numa "terra de ninguém". Não havia policiamento adequado. Não me surpreende que alguém tenha morrido, infelizmente. Por mim não volto mais.

Douglas de Paula e Silva (São Bernardo do Campo, SP)

*

O sensacionalismo policialesco colocou em primeiro plano a "virada do arrastão" e relegou ao esquecimento a "virada da diversão". A Virada Cultural é o maior evento cultural da cidade, reúne centenas de atrações e atrai para o centro milhões de pessoas que ocupam aquele espaço tão desvalorizado vislumbrando um destino diferente para a cidade.

Mas nada disso importa. Para a Folha, a "cultura" não passa de um "lado B" da Virada, um quadro esquecido em meio às páginas policiais. Uma pena.

Caio de Souza Gomes, professor (São Paulo, SP)

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor.online@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: