Folha de S. Paulo


Leitor sugere envio de recém-formados para locais com carência de médicos

Leitores repercutem possível importação de médicos estrangeiros para trabalhar no interior do Brasil.

Curta o Painel do Leitor no Facebook
Siga o Painel do Leitor no Twitter
O Brasil precisa de médicos estrangeiros?

*

No Brasil, se formam anualmente mais de 6.000 médicos. Por que não aprovar uma lei obrigando esses recém-formados a cumprir um ano de trabalho em lugares longínquos, inóspitos, insalubres e carentes de médicos no país? Essa seria a condição "sine qua non" para um médico obter o seu CRM.

Assim, ao final do ano, nova turma de recém-formados iria substituí-los. Isso seria uma atitude louvável e plausível de implementar. Tal condição seria extensiva aos dentistas e profissões correlatas.

Cleomenes Barros Simões, ginecologista (Guarulhos, SP)

*

Parabenizo o espaço aberto ao debate entre o ministro da Saúde e o Conselho Federal de Medicina em relação à necessidade de mais médicos no Brasil (Tendências/Debates).

Sou professor de medicina na UFPB (Universidade Federal da Paraíba) e já trabalhei como médico em unidades básicas de saúde e como gestor municipal e estadual. Em todos esses espaços comprovei que a falta de médicos no nosso país é uma realidade inegável.

Luciano Bezerra Gomes, médico sanitarista e professor UFPB (João Pessoa, PB)

Editoria de Arte/Folhapress

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor.online@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: