Folha de S. Paulo


Leitor comenta editorial sobre infraestrutura brasileira

O estudo da Fiesp sobre o vergonhoso desempenho da infraestrutura brasileira é um instrumento valiosíssimo para orientar as políticas públicas destinadas a melhorá-lo, mas o editorial da Folha contém uma incorreção fundamental, que pode levar os leitores a interpretações equivocadas ("O preço do atraso"). O editorial diz, claramente, que as comparações dos índices brasileiros de infraestrutura deram-se em relação à "média internacional".

Curta o Painel do Leitor no Facebook
Siga o Painel do Leitor no Twitter

Ocorre que o original do estudo, que acessei no site da Fiesp, compara os índices brasileiros com o "benchmark internacional" para cada indicador -- "benchmark" significa "o melhor da classe", a referência de melhor desempenho, não a média.

NOTA DA REDAÇÃO - O editorial "O preço do atraso" errou ao afirmar que levantamento da Fiesp comparou a qualidade da infraestrutura brasileira com a média mundial, pois a comparação foi feita com o país de melhor desempenho em cada quesito ("benchmark").

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor.online@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: