Folha de S. Paulo


Leitores comentam julgamento do massacre do Carandiru

Leitores repercutem julgamentos de PMs que acusados de participar de massacre ocorrido na Casa de Detenção em São Paulo, caso que ficou conhecido como "massacre do Carandiru".

Curta o Painel do Leitor no Facebook
Siga o Painel do Leitor no Twitter

*

Os condenados pelo massacre do Carandiru foram sentenciados a 156 anos, não podem permanecer mais de 30 anos e devem sair em cinco anos da cadeia ("PM condenado por Carandiru deve cumprir só 3% da pena"). Dá para entender?

Victor Germano Pereira (São Paulo, SP)

*

Leio, atentamente, na coluna "20 anos depois" ("Opinião"), de Vinicius Mota: "De que adianta finalizar o primeiro dos quatro julgamentos do massacre do Carandiru mais de 20 anos depois do fato?".

Fico surpreso com a ideia lançada e lembro ao articulista que, quando a lei n° 9.299/1996 determinou a remessa dos processos que envolviam PMs acusados de homicídio doloso contra civis para os Tribunais do Júri, o processo do "Carandiru" já estava instruído e pronto para ser julgado no Tribunal de Justiça Militar de São Paulo.

Logo, há 13 anos já poderia estar resolvida a situação dos 79 PMs acusados naquele processo. Agradeçamos, penhoradamente, aos que assumiram o poder depois de 1985, tamanha façanha!

Antonio Cândido Dinamarco, advogado (São Paulo, SP)

Eduardo Anizelli/Folhapress
Os promotores Márcio Friggi e Fernando Pereira da Silva, titular no julgamento do massacre do Carandiru, falam com jornalistas ao sair do Fórum da Barra Funda, na zona oeste de Sao Paulo
Os promotores Márcio Friggi e Fernando Pereira da Silva, titular no julgamento do massacre do Carandiru, falam com jornalistas ao sair do Fórum da Barra Funda, na zona oeste de São Paulo

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor.online@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: