Folha de S. Paulo


Leitor critica invasão de índios à Câmara dos Deputados

Leitores comentam ação de índios no Congresso e a data que comemora o Dia do Índio.

Curta o Painel do Leitor no Facebook
Siga o Painel do Leitor no Twitter

*

Os indígenas passaram de primeiros habitantes encontrados pelos portugueses aos últimos, esquecidos por brasileiros, principalmente pelos nossos legisladores e governantes, que não reconhecem os seus direitos constitucionais. Longe aqui de idolatrar indígenas e romantizá-los, mesmo por terem sofrido todos os tipos de barbárie no passado, com a invasão dos europeus, causando-lhes impacto cultural. Contudo a missão mais difícil hoje é lutar contra o inimigo interno, como fazendeiros, garimpeiros, grileiros, madeireiros e até governantes, sem falar nos delinquentes ateadores de fogo.

Não se trata aqui de políticas conservadoras, de isolar os indígenas, deixando-os afastados dos considerados "civilizados", e sim de fazer com que eles tenham acesso às benfeitorias tecnológicas sem perder as suas tradições. Muitos não conseguiram ainda a demarcação de suas terras e ainda sofrem o impacto do encontro com os brancos, com doenças, alcoolismo, prostituição e aculturação.

ALBERTO ALVES MARQUES (Hortolândia, SP)

*

Os índios já haviam dito o que queriam. Mas, mesmo assim, invadiram o plenário da Câmara dos Deputados, onde permaneceram por 40 minutos, atrapalhando uma votação. Jamais deveria ter sido permitido que assim o fizessem. O mesmo ocorre com os manifestantes profissionais que hoje perseguem o deputado Marco Feliciano. Ações como essas precisam ser impedidas, pois atrapalham e não se coadunam com a prática democrática. São mais próximas do "sem Deus, nem pátria, nem patrão", que caracterizou a anarquia.

DIRCEU CARDOSO GONÇALVES (São Paulo, SP)

Vídeo

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor.online@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: