Folha de S. Paulo


17/03/2013 - 07h00

Novo papa recebe elogios dos leitores

Leitores elogiam as atitudes do papa Francisco.

Curta a nova página do Painel do Leitor no Facebook
Siga o Painel do Leitor no Twitter
Leia o especial Transição na igreja

De cara gostei do papa Francisco: ao pedir que antes orassem para ele mostra que é um ser humano. Gostei de seu sorriso aberto e do aviso sobre o jeito como pretende conduzir a igreja: como uma igreja de Jesus Cristo, e não como uma ONG piedosa, ou seja: quer incentivar os fiéis a prosperar. Há muito tempo precisávamos disto: o fim do culto à miséria, muito comum nos países católicos e carregados de maldições. Parabéns a todos os cardeais, pois desta vez foram mesmo tocados pelo Espírito Santo.

ROBERTO MOREIRA DA SILVA (São Paulo, SP)

Reprodução/Twitter.com/SanLorenzo
Jorge Mario Bergoglio, eleito papa na quarta-feira (13), com flâmula do San Lorenzo
Jorge Mario Bergoglio, eleito papa na quarta-feira (13), com a flâmula do time argentino San Lorenzo

*

A escolha do cardeal Jorge Bergoglio para papa traz a todos, católicos e não católicos, grande esperança de que ele seja o contrário de Joseph Ratzinger. Este, como diz o padre João Batista Libânio, sempre propôs "primeiro trabalhar os valores, cuidar para que o indivíduo tenha uma sólida formação religiosa e, com esta bagagem, aproximar-se da realidade". Para o papa Francisco "é preciso compreender a realidade" e "saber que perguntas ela faz à fé". Parafraseando o padre Libânio, Bento 16 buscou aplicar sua fé à realidade. Francisco deverá primeiro auscultar a realidade. Para Ratzinger, Cristo é a solução para a violência. Para Francisco, antes há de se ver as causas da violência: a miséria, as drogas. Sem levantar as causas é difícil dizer uma palavra de fé.

DÉLCIO VIEIRA SALOMON (Belo Horizonte, MG)

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor.online@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: