Folha de S. Paulo


22/02/2013 - 09h40

Leitor critica carta que exalta educação e saúde em Cuba

LEITOR GILBERTO DE MELLO KUJAWSKI
DE SÃO PAULO

O leitor Manuel Vázquez Gil é um ardente patriota cubano que deveria ser condecorado por Raul Castro. Sua carta é brilhante.

Siga o Painel do Leitor no Twitter
Yoani Sánchez cobra posição "enérgica" do Brasil em relação a Cuba
Blogueira diz que quer abrir jornal em Cuba

Diz ele que "pelo menos 70 milhões de brasileiros adorariam morar num país onde seus filhos tivessem educação e saúde gratuitas." Maravilha. Todas as crianças cubanas aprendem a ler e a escrever de graça.

Palmas para os irmãos Castros (que castram). Sim, mas para ler o quê mesmo? Em Cuba não se pode ler por livre escolha. E muito menos escrever livremente.

Saúde gratuita? Beleza, eis aí os cubanitos rosadinhos e cheios de vida. A boa saúde exige boa alimentação. Mas o prato dos cubanos está sempre vazio. A comida é escassa e o racionamento é severo. Mas nem assim o senhor Vázquez é menos comovente. Ele faz parte daquela turma que vaia e corta a palavra de Yoani Sánchez, a turminha do "me engana que eu gosto".

Juan Pablo Carreras - 26.jul.2012/Efe
Raúl Castro em discurso celebrado na provincia oriental de Guantánamo (Cuba) para o Dia da Rebeldia Nacional
Raúl Castro em discurso celebrado na província oriental de Guantánamo (Cuba) para o Dia da Rebeldia Nacional

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor.online@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: